A verdade por trás das expressões populares

domingo, 28 de agosto de 2011

 
"Mais rápido que uma bala" "Num piscar de olhos".... Você já deve ter escutado essas e outras expressões populares no Brasil. A revista Super Interessante fez uma boa matéria revelando os segredos do porque que surgiu essas expressões. E como sei que você peidante gosta dessas curiosidades não poderia deixar de mostrar. Confira!


Por um fio
Ainda que a espessura de um fio de cabelo varie de pessoa para pessoa, a média é de 0.053 cm! Ou seja, se “a lâmina da faca te errou por um fio”, considere-se uma pessoa muito, mas muito sortuda!

Em um piscar de olhos
Uma piscadela dura, em média, 0,1 segundos.

Desde tempos imemoriais
“Tempos imemoriais” são definidos como uma época além da memória de qualquer pessoa viva, ou até um momento tão distante que não há como defini-lo em uma linha temporal. Porém, de acordo com um estatuto inglês, que precisava definir esse tal “tempo imemorial”, ele é qualquer período antes de 1.189 d.C. (ano em que Ricardo I iniciou seu reinado) – mesmo que alguém se lembre desta época, o que nós achamos meio difícil…

Mais rápido que uma bala
A bala mais rápida é a Saboted Light Armor Penetrator-Tracer M962, calibre .50. Utilizada em metralhadoras M2, ela viaja a 1.219 metros por segundo. Ou seja: o Super-Homem viaja mais rápido que 1.219 metros por segundo.

Espere só um momento
Nem sempre o momento foi algum tempo impreciso, que para algumas mulheres pode durar meia hora e para alguns homens não passa de 10 segundos. Segundo uma unidade de medida inglesa antiga – e bizarra -, “um momento” dura exatamente 1,5 minutos. Na Idade Média, o “momento” valia 1/40 ou 1/50 de hora, o que daria entre 1,5 e 1,2 minutos.

Comer como um cavalo
Provado está que um cavalo de 500 quilos come, em média, 6 quilos de feno e 4 quilos de grãos por dia, ou seja: 1/50 de seu peso diariamente, 7 vezes o próprio peso a cada ano. Isso não é nada se compararmos aos pássaros, que consomem mais de 90 vezes o próprio quilo por ano! Ou seja: o passarinho ganha, na proporção. O cavalo, na quantidade.

Uma imagem vale mil palavras
Revistas pagam valores muito variados por artigos e fotografias. Mesmo entre publicações da mesma editora, os valores podem mudar bastante, de acordo com o contrato feito entre a empresa e a agência de notícias, se a foto foi produzida pela própria publicação ou se foi comprada de um dos diversos banco de imagens, se a matéria precisava de uma apuração maior ou menor, etc etc etc. Levando tudo isso em consideração, fizemos uma conta grosseira e chegamos à seguinte conclusão: na revista SUPER, uma imagem vale bem menos que as tais mil palvras. Se ela é usada no miolo da revista, pode chegar a custar 267 palavras. Já uma imagem de capa, 665 palavras.
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário




 
Top