11 Dicas para se falar e escrever bem o português

segunda-feira, 19 de abril de 2010

1. "Ah! que susto! Você virá amanhã? perguntou." Observe que as palavras que e perguntou foram escritas com inicial minúscula, pois "ah!" e "amanhã" não indicam o fim do período.

2. a) 1922 (mil novecentos e vinte e dois): sem e entre o milhar e a centena).
b) 1900 (mil e novecentos): com e, quando a centena termina com dois zeros. 3. a) Paulista ­ quem nasce no estado de São Paulo.
b) Paulistano ­ quem nasce na cidade de São Paulo.
4. a) Ele foi até ao jardim.
b) Ele foi até o jardim.

De modo geral, a primeira construção (até a) é usada em Portugal; a segunda, sem a preposição a (até, simplesmente, sem artigo), no Brasil.

5. a) Cair de cama ­ adoecer.
b) Cair da cama ­ levar um
tombo da cama.
6. Próprio ­ Você sabia que a palavra "próprio" pode ser usada como substantivo e, como tal, significa mensageiro? Ex.: O professor enviou um próprio para transmitir a boa nova ao aluno. Próprios nacionais significam bens do Estado.
7. Grota ­ depressão em encostas encarpadas.

8. O adjetivo pátrio referente a Jerusalém é hierosolimita, ou hierosolimitano, ou jerosolimita, ou jerosolimitano.
9. "Ela ingressou em juízo através advogado."

Há dois problemas, aí. O primeiro diz respeito à palavra "através", cuja regência é: "através de". Então, seria: "... através de advogado." Acontece, também, que a palavra através tem o sentido de "transversalmente". Ex.: Ele enxergou o disco através da janela. Viu o sol através das nuvens. O certo é: "Ela ingressou em juízo por meio (ou por intermédio) de advogado."
10. Bênção faz o plural bênçãos, porque as palavras terminadas em ­ão átono seguem a regra geral. Outros exemplos: órgão, órgãos; sótão, sótãos; acórdão, acórdãos.
11. Galhofa. Do espanhol, gallofa. Zombaria ostensiva e ruidosa; escárnio; deboche. Manifestação de alegria barulhenta; brincadeira: A festa virou uma galhofa geral.

"Experiência é o nome que damos aos nossos próprios erros."
Oscar Wilde

Fonte : Paraná Online 
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário




 
Top